O que é a SOI?

Os Modelos das Nações Unidas (Model United Nations – MUN), também chamados de Modelos Simulações) de Organizações Internacionais, que acontecem por todo o mundo, estão em constante  processo de crescimento e consolidação, fazendo com que as atividades desenvolvidas no âmbito desses  fóruns de debate se tornem cada vez mais reconhecidas pela sociedade.

No decorrer dos debates, os participantes agem como se fossem diplomatas, chefes de Estados, juízes, especialistas, Ministros, dentre outras funções, simulando os processos de negociação e decisão que acontecem nas organizações ou tribunais internacionais. Esse tipo de prática acadêmica concede aos estudantes, divididos em comitês temáticos, a oportunidade de debater assuntos centrais da agenda internacional, tais como direitos humanos, questões sociais, segurança, economia, meio-ambiente, dentre outros.

Os estudantes de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um dos pioneiros no desenvolvimento de Modelos, criaram, em 2001, a Simulação de Organizações Internacionais (SOI), seguindo os passos dos estudantes de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, que haviam criado o AMUN, o primeiro MUN do Brasil, três anos antes. A tendência se espalhou e o cenário de Modelos no Brasil se mostra bastante amplo e consolidado atualmente, contando com simulações em diversas cidades, como por exemplo, o MUNDI, em João Pessoa; a SONU, em Fortaleza; o TEMAS, em Belo Horizonte; e o UFRGSMUN, em Porto Alegre.

A SOI foi desenvolvida em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRN, numa iniciativa pioneira em todo Norte-Nordeste. A Simulação de Organizações Internacionais já obteve grande sucesso junto aos universitários do Rio Grande do Norte e de outros estados do Brasil e vem despertando o interesse da sociedade natalense, aumentando o conhecimento sobre questões relevantes do mundo contemporâneo.

É importante ressaltar que a SOI, assim como os demais modelos de organizações internacionais, tem uma importante função político-pedagógica, na medida em que possibilitam a integração de estudantes em um ambiente de negociação – seja de consenso ou de conflito – em que poderão desenvolver suas habilidades de oratória, diálogo, disciplina, além de passar a melhor compreender os acontecimentos da nossa realidade e refletir sobre os rumos das sociedades.

A quarta edição da SOI, realizada em 2004, consolidou o evento no calendário local e projetou-o ainda mais em âmbito nacional, com delegações vindas de diversas cidades brasileiras, como Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Recife, Fortaleza e Teresina, além dos estudantes das universidades locais, especialmente do curso de Direito da própria UFRN. Também nesse ano, a SOI passou a contemplar estudantes de Ensino Médio, que participaram como observadores dos debates nos comitês temáticos.

Em 2005, foi reforçada a participação desses estudantes, possibilitando a elaboração de um comitê especialmente voltado aos alunos do Ensino Médio. Em 2006, teve início o Comitê de Imprensa Internacional, direcionado aos alunos dos cursos de Comunicação Social, que atuaram como correspondentes internacionais, fazendo a cobertura jornalística dos comitês.

Em Outubro de 2010, a SOI comemorou dez anos de existência com uma participação entusiasmada de centenas de estudantes universitários e do Ensino Médio. O evento contou também com a vinda de delegações da SONU e do MUNDI, simulações com as quais a SOI desenvolveu uma grande proximidade ao longo dos últimos anos. Esse intercâmbio, que também acontece em nível municipal com a UNISIM, é importantíssimo para o fortalecimento conjunto das simulações na nossa região do país.

Na edição seguinte, ocorrida em 2011, a SOI bateu recordes de público, tendo expandido o número de comitês para oito, a maior marca até então. As inscrições foram encerradas em apenas uma semana, mostrando o crescente interesse da comunidade para os assuntos debatidos no projeto.Em 2012, a SOI bateu novamente o recorde de público, ultrapassando 400 participantes, que estavam distribuídos em nove comitês temáticos, a maioria deles inéditos na simulação. Além do aumento do número de comitês, a edição daquele ano inovou também ao contar com dois comitês para o Ensino Médio, sendo um deles histórico.

Na edição de 2013, confirmando a tendência de crescimento iniciada nos anos anteriores, a SOI contou com cerca de 400 participantes em nove comitês. A Mini SOI obteve, nesse ano, recorde de público, com mais de 150 estudantes do Ensino Médio fazendo parte de seus três comitês.

Na edição de 2014, a SOI se superou mais uma vez ultrapassando a marca de mais de 500 participantes distribuídos em 11 (onze) comitês, consolidando-se como a maior simulação do Norte-Nordeste do país, inclusive com comitês inéditos da estirpe da CELAC , SIDH, CDSI e SpecPol, além de oferecer uma nova dinâmica temporal para os alunos do ensino médio que possuíram opção de simular em três comitês distintos, sendo um no passado, outro no presente e, por fim, um no futuro.

Em 2015, ano em que marcou a 15ª edição da SOI, cerca de 500 participantes também contribuíram para mais uma Simulação memorável. Em 2016, mais de  500 estudantes, universitários e secundaristas, dos mais diversos cursos e origens, participaram de nove comitês temáticos, sendo três deles voltados para o Ensino Médio.

Durante todos esses anos, a SOI tem conseguido ampliar a sua produção acadêmica contando com o Núcleo de Pesquisa em Direito Internacional – NPDI – coordenado pelo Prof. Dr. Jahyr-Philippe Bichara. Dessa forma, a SOI se afirma no âmbito acadêmico como um Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão, englobando o tripé da filosofia universitária, tão visado atualmente.

É chegada a hora, em 2017, de mais uma edição da Simulação de Organizações Internacionais. Para realizá-la, contamos com o acúmulo de experiências de dezessete anos de sucesso e de aprendizado com os erros e acertos dos nossos antecessores. Pessoas que ainda se fazem presentes, direta ou indiretamente, enriquecendo nossas possibilidades, e nos motivando e ensinando a procurar promover sempre as melhores simulações possíveis para os participantes.

A XVII SOI contará com os seguintes comitês:

  • COMECON – Conselho para Assistência Econômica Mútua
  • CII – Conselho de Imprensa Internacional
  • Conferência de Postdam
  • Europarla – Parlamento Europeu
  • IGF – Fórum de Governança da Internet¹
  • OEA – Organização dos Estados Americanos¹
  • SCO – Shanghai Cooperation Organization²
  • TMIEO – Tribunal Militar Internacional para o Extremo Oriente
  • UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância
  • UNODC – Escritório das Nações Unidas para Crimes e Drogas
1 Comitês voltados aos alunos do Ensino Médio.

2 Comitê a ser simulado inteiramente em inglês.