Carta do Secretariado

Às futuras delegadas e aos futuros delegados,

É com imensa satisfação que o Secretariado da XVII Simulação de Organizações Internacionais (SOI) declara que estão iniciadas as atividades desta edição. Graças ao comprometimento e à dedicação de todos aqueles que fizeram parte do Projeto nesses últimos dezesseis anos, a SOI se consolidou como o maior Modelo das Nações Unidas do País.

Em seu décimo sétimo ano, nossa Simulação ficará ainda maior. Em 2017, a SOI contará com um total de dez comitês, sendo eles distribuídos para estudantes universitários e do Ensino Médio. Aqueles que já ingressaram na Universidade poderão escolher simular no: Conselho para Assistência Econômica Mútua de 1984 (COMECON); na Conferência de Potsdam de 1945; no Parlamento Europeu (EuroParla); na Shanghai Cooperation Organization (SCO); no Tribunal Militar Internacional para o Extremo Oriente (TMIEO); no Escritório das Nações Unidas para Crimes e Drogas (UNODC) e no Comitê de Imprensa Internacional (CII). Sendo assim, a XVII SOI trará temas e comitês originais e revolucionários, contemplando as mais diversificadas áreas de conhecimento para os delegados.

Para tanto, a Simulação de Organizações Internacionais contará os com os inéditos EuroParla, debatendo a temática LGBT na crise dos refugiados que assola a União Europeia; Conferencia de Potsdam e a negociação para o fim da Segunda Guerra Mundial e o equilíbrio geopolítico internacional; o COMECON, organização internacional do Bloco Socialista criada durante a Guerra Fria para promover a integração econômica dos países que compactuavam com o modelo socialista e TMIEO, que será o tradicional comitê jurídico da Simulação, mas com um tema original e nunca antes simulado, focando em julgar e punir possíveis criminosos do Extremo Oriente, acusados por crimes de guerra, contra paz, e contra a humanidade durante o período da Segunda Guerra Mundial. Além, é claro, do UNODC, e sua busca por estratégias no combate à lavagem de dinheiro e ao crime organizado transnacional, da SCO, comitê a ser simulado em inglês, sob a temática The Right to Water: a valuable and inaccessible natural resource, e do CII, voltado para a cobertura midiática e jornalística.

Os alunos do Ensino Médio, por sua vez, poderão escolher entre os seguintes comitês e seus respectivos temas: o Fórum de Governança da Internet (IGF), voltado ao combate da Pornografia de Vingança e a recuperação das vítimas; a Organização dos Estados Americanos (OEA), com foco na criminalização da juventude negra no continente americano; o Fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude (UNICEF), com temática voltada para o trabalho infantil, combate da escravidão moderna e seus reflexos na infância e juventude. Outra novidade que a 17ª SOI entrega a seus delegados é que, pela primeira vez, o Comitê de Imprensa Internacional também contará com vagas para alunos do Ensino Médio, onde estes poderão ter uma ideia fidedigna de como funcionam as redações dos principais jornais, tabloides e televisões do mundo.

É de bom grado lembrar que a MiniSOI sempre trabalha relacionando o Direito Internacional e as Relações Internacionais aos estudos de sala de aula e às diretrizes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e dos demais importantes vestibulares do País. Aproximando os estudantes do Ensino Médio da realidade universitária, proporcionando-lhes uma experiência enriquecedora ainda na vida escolar.

Esperamos todos vocês em Natal/RN, de 04 a 07 de outubro de 2017, para a realização de mais uma edição memorável da Simulação de Organizações Internacionais! Até lá, estamos à disposição para ajudá-los no que for preciso.

Cordialmente,

Secretariado da XVII Simulação de Organizações Internacionais