Conferência de Potsdam

Cartilha Potsdam (Download)

Guia de Estudos – Conferência de Potsdam 1945 (Download)

Guia Anexo – Conferência de Postdam (Download)

Em 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos, a União Soviética e a Reino Unido reuniram-se em três ocasiões: as Conferências de Terãa, Yalta e Potsdam. Esta última conferência se deu em um momento histórico em que, apesar da já declarada rendição da Alemanha Nazista, a ofensiva promovida no Oceano Pacífico pelo Japão remanescia motivada, principalmente, pela ocupação das tropas soviéticas no território alemão [1].

Diante desse quadro, e de uma devastação antes nunca conhecida pela humanidade, o fim absoluto da guerra não poderia ser a única preocupação das Forças Aliadas, vez que seria necessário, também, se pensar em diretrizes para reorganização da geopolítica mundial [2].

Em razão disso, a Conferência de Potsdam, ocorrida na cidade alemã de mesmo nome, se tornou conhecida não só por oportunizar ao Japão a sua rendição, mas também por, na ocasião, ter definido os desdobramentos de mundo pós-guerra [3].

 

TEMA ÚNICO: Negociação para o Fim da Segunda Guerra Mundial e o Estabelecimento de Diretrizes para o Equilíbrio Geopolítico Internacional

Optou-se por um tema único, isto porque o estabelecimento das diretrizes para o reequilíbrio da geopolítica mundial era secundária à negociação para o fim da Segunda Guerra, pois o encerramento do conflito era o ponto-chave para, finalmente, se discutir os novos rumos do planeta.

Pensando nisso, a realização da Conferência de Potsdam é uma oportunidade para pensar em decisões a serem tomadas pelas Forças Aliadas e propor novos caminhos para a nossa história. Dessa forma, com o objetivo de proporcionar um debate rico do jogo de interesses geopolíticos por trás da Segunda Guerra foi pensada uma ampliação das delegações.

Diante disso, a conferência será dada por representações individuais, com a particularidade de que cada delegado pertencerá a uma comissão específica, correspondente a um dos países convocados para a Conferência: EUA, URSS, Reino Unido, França, Japão, China, Itália e Alemanha.

 

Filmes Relacionados

  1. O Pianista, 2002.
  2. Bastardos Inglórios, 2009. *
  3. A vida é bela, 1997.
  4. A lista de Schindler, 1993. *
  5. O Jogo da Imitação, 2014.
  6. A Queda: As Últimas Horas de Hitler, 2004.
  7. Auschwitz: The Nazis and the ‘Final Solution’, 2005. *

* Disponíveis no Netflix. Acesso em: 17 de janeiro de 2017.

 

Livros Relacionados

  1. Memórias da Segunda Guerra Mundial, 1951, Winston Churchill.
  2. Diário de Anne Frank, 1947, Anne Frank.
  3. O Menino do Pijama Listrado, 2006, Jonh Boyne.
  4. A Era dos Extremos, 1994, Eric Hobsbawn.

 

Referências

[1] WAACK, William. Conferência de Yalta e Potsdam (1945). In: MAGNOLI, Demétrio (org). História da Paz: os tratados que desenharam o planeta. São Paulo: Contexto, 2008.

[2] VASCONCELLOS, Carlos-magno Esteves; MANSANI, Roberta de Souza. As conferências internacionais de Yalta e Potsdam e sua contribuição à construção da hegemonia econômica internacional norte americana no capitalismo do após 2ª Guerra Mundial. Relações Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, v. 2, n. 18, p.30-40, nov. 2013. Semestral.

[3] SEGRILLO, Angelo. A repartição do mundo: Além de definirem os acordos do fim da Segunda Guerra, conferências de Ialta e Potsdam podem ter determinado o início da Guerra Fria. 2015. Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/a-reparticao-do-mundo. Acesso em: 04 dez. 2016.

 

Diretores Acadêmicos

Ana Cybelle Fernandes da Costa

Gabriel Victor Rodrigues Pinto

 

Diretores Assistentes

Andrezza Pessoa Carvalho de Souza

Lucas Cruz Campos

Mariana Mousinho Cavalcante Medeiros Gomes

Maria Eduarda Lago Serejo

 

Tutor

Andrey Miranda Albuquerque de Oliveira