top of page

Comitê de Imprensa Internacional - CII

A globalização e a incansável atualização das tecnologias digitais mudam constantemente a realidade do alcance da informação, não só expandindo as possibilidades de acesso como também reformulando a produção de notícias. A criatividade e utilização de novas ferramentas permitem que o papel do jornalista seja desempenhado de forma mais ampla, ao mesmo tempo que exigem uma postura resiliente para o trato com novos desafios, a exemplo do combate à disseminação de Fake News (notícias falsas)[1].

À vista disso, a melhor forma de vivenciar o jornalismo internacional é atuar como correspondente estrangeiro, experiência que a SOI proporciona. Dessa forma, em 2024, o CII simulará três veículos de comunicação de grande renome no cenário internacional, sendo eles: a Contigo, revista brasileira de grande impacto no meio midiático; a CNN Brasil, um canal de produções audiovisuais jornalísticas e de telejornalismo vinculado à marca CNN, que se distribui em TV e Internet; e o El País, um dos mais respeitados e importantes jornais do mundo. 

Veículos de Comunicação

Diretores Acadêmicos:

Clayton Lima de Freitas

Júlia Quéren Fernandes Assunção

 

Diretores Assistentes: 

Aline dos Anjos Braga

César Augusto Soares da Silva 

Emily da Rocha Felipe

Emmily Pereira da Silva Moreira

Jehnnyfer Borges Damasceno

Jessyanne Larissa Analio Bezerra

Letícia de Oliveira Souza

Letícia Eduarda da Silva Bezerra 

Luiza Abrantes Gadelha

Maria Luiza Lisboa de Medeiros Bezerra

Mariana da Nóbrega Dantas

Raynara Barbosa Tavares da Silva

Roberta Luiza Morais Miranda Fonseca 

 

Tutora: 

Luiza Macedo de Oliveira Valentim

Links relacionados: 

  1. Site da Contigo!. Disponível em:  https://contigo.uol.com.br/. Acesso em: 10 jan. 2024. (em português). 

  2. Site da CNN Brasil.  Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/.  Acesso em: 09 jan. 2024 (em português). 

  3. Site do El País. Disponível em: https://elpais.com/america/. Acesso em: 10 jan. 2024 (em espanhol). 

 

REFERÊNCIAS

[1] BRITO, Sabrina. O impacto das fake news no dia a dia do jornalismo. Observatório da Imprensa, 2017. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/pos-verdade/o-impacto-das-fake-news-no-dia-dia-do-jornalismo/. Acesso em: 9 jan. 2024.

[2] HABERT, Angeluccia Bernardes. Fotonovela e indústria cultural: estudo de uma forma de literatura sentimental fabricada para milhões. Ed. Vozes, Petrópolis, 1984, pág. 95. 

[3] SOARES, Thaiana Profeta. As celebridades como notícia: uma análise das revistas Caras e Contigo! Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4022. Acesso em: 10 jan. 2024 

[4] CNN BRASIL. Sobre a CNN Brasil. Disponível em: https://conteudos.cnnbrasil.com.br/sobre-a-cnn-brasil/. Acesso em: 9 jan. 2024.

[5] EL PAÍS. Os 40 anos do EL PAÍS. 2016. Disponível em: brasil.elpais.com/brasil/2016/05/03/opinion/1462298045_089163.html. Acesso em: 11 jan. 2024.

bottom of page