Carta do Secretariado

Às futuras delegadas e aos futuros delegados,

É com imensa satisfação que o Secretariado da 18ª Simulação de Organizações Internacionais (SOI) declara que estão iniciadas as atividades desta edição.

Graças ao comprometimento e à dedicação de todos aqueles que fizeram e fazem parte do projeto nesses últimos dezessete anos, a SOI se consolidou como o maior modelo misto das Nações Unidas (MUN) do país e é neste sentido que temos o prazer de apresentá-los aos comitês da SOI 2018.

Em seu décimo oitavo ano, nossa Simulação terá sua maior edição já realizada. A SOI 18 contará com um total de doze comitês, sendo eles distribuídos para estudantes universitários e do Ensino Médio. Aqueles que já ingressaram na Universidade poderão escolher simular nas seguintes opções: Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC); no Comitê de Imprensa Internacional (CII); na Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH); no  Group of Twenty (G20); na Liga dos Estados Árabes (LEA); na Organização dos Países Exportadores de Petróleo – 1979 (OPEP); na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e no Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

Como sempre,  temas originais e de pertinência profunda estão presentes em todos os 12 comitês ofertados. Iniciando a apresentação dos temas, a Simulação de Organizações Internacionais contará os com os inéditos OPEP, debatendo o período de crise geopolítica em 1979 e suas implicações no mercado do petróleo e  UNAIDS que tratará sobre a erradicação da AIDS, os estigmas e o desenvolvimento socioeconômico em torno da transmissão do HIV. Por sua vez, a CELAC trará uma discussão que cinge a crise de desigualdade na região em contraponto às violações de Direitos Humanos pelas empresas transnacionais; já a LEA irá proporcionar o debate acerca da crise envolvendo a segurança no Oriente Médio e suas implicações aos países islâmicos. Ainda, o nosso tradicional comitê jurídico da SOI 18 será a Corte IDH a qual julgará dois casos A) Villágran Morales e Outros vs. Guatemala e B) Internos do Presídios de Alcaçúz vs. Brasil (sendo este último inédito). Em continuidade, a OSCE trará dois temas extremamente atuais, sendo eles a reação espanhola à independência da Catalunha e o ressurgimento das ideologias fascistas na Europa. Além disso, nosso também tradicional comitê simulado em inglês, neste ano o G20 2018, irá abranger aspectos econômicos importantíssimos sob a temática – The Boundaries between technological development and unemployment: a 21st century issue. Por derradeiro, nosso clássico CII será voltado para a cobertura midiática e jornalística durante todo o evento e pela segunda vez estará aberto a 1 (uma) dupla de alunos do Ensino Médio.

Desse modo, também para Ensino Médio, a Mini SOI fica maior em 2018 ao trazer pela primeira vez 4 (quatro) comitês. O primeiro deles, o UNSC, será o primeiro comitê em inglês para o Ensino Médio a ser simulado no Nordeste e trará a temática “The Aftermath of 9/11/2001: threats to international security“. Ainda teremos o CDH que abordará os meios de enfrentamento a LGBTfobia institucional; a OMS que discutirá o direito à saúde mental da população jovem e o CDSI que trará a polêmica questão do armamento civil na sociedade global. Todos os temas, como de praxe, dialogam com interdisciplinariedade e permeiam as mais diversas áreas do conhecimento trabalhadas em sala de aula, seguindo as diretrizes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e dos demais importantes vestibulares do País. Aproximando os estudantes do Ensino Médio da realidade universitária, proporcionando-lhes uma experiência enriquecedora e humanizadora na vida escolar e cívica.

Esperamos todos vocês em Natal/RN, de 10 a 14 de outubro de 2018, para a realização de mais uma edição memorável da Simulação de Organizações Internacionais!

Até lá, estamos à disposição para ajudá-los no que for preciso.

Cordialmente,

Secretariado da SOI 18

SECRETARIADO:

Secretária-geral: Bianca Villas Bôas

Vice secretário-geral: Antônio Gurgel

1º Tesoureiro: Breno Fabrício Santos

2º Tesoureiro: Leonardo Pinheiro

1º Secretário: Ygor Araújo

2ª Secretária: Camila Diógenes

Secretários assistentes:

Amanda Diaz

Guilherme Bulhões

Júlia Andrade

Lara Marinho

Letícia Duarte

Luiz Cláudio Leite

Maria Antônia Sales