Carta do Secretariado

Às futuras delegadas e aos futuros delegados,

Com grande felicidade, o Secretariado da 20ª da Simulação de Organizações Internacionais (SOI) declara iniciadas as atividades desta edição.

Por mérito de todos aqueles e aquelas que fizeram e fazem parte desse projeto, aplicando imenso esforço e comprometimento, a SOI se consolidou como o maior modelo misto das Nações Unidas (MUN) do país, e é neste sentido que temos o prazer de apresentá-los aos comitês da XX SOI.

Nesse vigésimo ano, nossa Simulação está vindo com um total de onze comitês, trazendo temas atuais e de grande importância. Distribuídos para estudantes universitários e de Ensino Médio, os organismos a serem simulados nesta edição pretendem fomentar discussões sobre assuntos por vezes negligenciados, principalmente em um momento de fortes tensões políticas em âmbito nacional e internacional.

Para os estudantes universitários, teremos os seguintes comitês: Comitê de Imprensa Internacional (CII); Comitê Olímpico Internacional (COI); Conferência de Teerã – 1968; Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH); International Telecommunication Union (ITU); Organização Internacional do Trabalho (OIT); e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Já os comitês da Mini SOI desse ano são os seguintes: Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos (CADHP); Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH); Comitê das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CRPD); e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Mais uma vez, todos os onze comitês da SOI trazem temáticas originais e pertinentes. Iniciando as apresentações dos tópicos a serem debatidos em cada comitê para o público universitário, a XX Simulação de Organizações Internacionais contará com os inéditos Conferência de Teerã, que será ambientado no ano de 1968, onde irá ser discutido o combate às formas de discriminação e ao neocolonialismo no século XX, procurando-se medidas para efetivação dos direitos humanos; o ITU, nosso tradicional comitê a ser simulado em inglês, o qual abordará o polêmico tópico Right to virtual privacy: the collect of personal data and the use of information as a manipulative mechanism; e em ano de olimpíadas, também estará sendo simulado o COI, que discutirá dois tópicos, quais sejam: a possibilidade de manifestação política nas olimpíadas e a inclusão de atletas transexuais no esporte de alto rendimento. Por sua vez, a OIT travará um debate sobre os limites entre a modernização e a precarização do trabalho, tratando sobre as violações trabalhistas contemporâneas. Ainda, o PNUMA irá abordar dois tópicos bastante atuais: o despejo de substâncias tóxicas nos oceanos e a proteção internacional a ativistas ambientais em situações de risco. Além disso, o tradicional comitê jurídico da SOI Universitária, em sua 20ª Edição, será a Corte IDH, que julgará dois casos: a) Vítimas do incêndio da Boate Kiss vs. Brasil; e b) Marielle Franco e Anderson Gomes vs. Brasil. Por fim, nosso clássico CII será voltado para a cobertura midiática e jornalista, simulando os seguintes veículos: Folha de São Paulo; SABC News; e Daily Mirror.

Para os estudantes de Ensino Médio, a XX SOI está cheia de novidades, simulando três comitês políticos completamente inéditos e um comitê jurídico. O primeiro deles é o CADHP, discutindo a efetivação dos direitos sociais no continente africano, com enfoque em dois tópicos, relacionados aos direitos LGBTI e à violência de gênero na África. Já o CRPD, fomentará um debate de extrema relevância acerca da inclusão de crianças com deficiências em face da vulnerabilidade social e do capacitismo. Além disso, o ONU-Habitat abordará uma temática bastante necessária na atualidade, qual seja, a invisibilidade da população em situação de rua e a cidade como um direito. E para finalizar, em 2020 a Mini SOI também contará com um comitê jurídico, que será a Corte IDH, abordando como tema central as faces da violência em dois casos polêmicos: a) Gomes Lund e outros vs. Brasil; b) Favela Nova Brasília vs. Brasil. Todos os temas, como de praxe, dialogam com interdisciplinaridade e permeiam as mais diversas áreas do conhecimento trabalhadas em sala de aula, seguindo as diretrizes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e dos demais importantes vestibulares do País. Aproximando os estudantes do Ensino Médio da realidade universitária, proporcionando-lhes uma experiência enriquecedora e humanizadora na vida escolar e cívica.

Esperamos todos vocês em Natal/RN no período de 14 a 18 de outubro de 2020, para a realização de mais uma edição memorável da Simulação de Organizações Internacionais!

Até lá, estamos à disposição para ajudá-los no que for preciso.

Cordialmente,

Secretariado da XX SOI.

SECRETARIADO:

Secretário-Geral: Rossiny Meira Veras Filho

Vice-Secretário-Geral: Rafael Sampaio Bezerra

Primeiro-Secretário: Júlio Silvestre Martins

Segunda-Secretária: Maria Luiza Santos Nóbrega

Primeira-Tesoureira: Lívia Vieira Almeida

Segunda-Tesoureira: Marina Olívia Sousa e Silva

Secretária Acadêmica: Thaís Coelho Leal

Secretários Assistentes:

Ana Gabriella Coutinho Moreira

Ana Karolina Gameleira da Costa

Jasmine Barreto de Oliveira

Maria Eduarda Lopes Lisboa

Pedro Henrique Oliveira Medeiros

Yasmin Dias de Miranda Pereira