Carta do Secretariado

Às futuras delegadas e aos futuros delegados,

Com grande felicidade, o Secretariado da 19ª Simulação de Organizações Internacionais (SOI) declara iniciadas as atividades desta edição.

Por mérito de todos aqueles e aquelas que fizeram e fazem parte desse projeto, aplicando imenso esforço e comprometimento, a SOI se consolidou como o maior modelo misto das Nações Unidas (MUN) do país, e é neste sentido que temos o prazer de apresentá-los aos comitês da XIX SOI.

Nesse décimo nono ano, nossa Simulação está vindo com um total de nove comitês, trazendo temas atuais e essenciais. Distribuídos para estudantes universitários e de Ensino Médio, os organismos a serem simulados nesta edição pretendem fomentar discussões sobre assuntos por vezes negligenciados, principalmente em um momento de fortes divergências políticas em âmbito nacional e internacional.

Aqueles interessados que já ingressaram na universidade poderão escolher simular nas seguintes opções: Association of Southeast Nations Plus Three (ASEAN+3); Comitê de Imprensa Internacional (CII); Conselho da Liga das Nações – 1936 (CLN); Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC); Organização dos Estados Americanos (OEA); e Tribunal Penal Internacional (TPI).

Já os comitês da Mini SOI desse ano são os seguintes: Comissão de Prevenção do Crime e Justiça Criminal (CPCJC); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); e International Criminal Police Organization (INTERPOL).

Mais uma vez, todos os nove comitês da SOI trazem temáticas originais e pertinentes. Iniciando a apresentação dos tópicos a serem debatidos em cada comitê para o público universitário, a XIX Simulação de Organizações Internacionais contará com os inéditos ECOSOC, discutindo a problemática relacionada aos direitos dos povos indígenas e sua implicação no desenvolvimento econômico das nações; o CLN, que debaterá dois tópicos históricos, no ano de 1936, falando sobre a remilitarização da Renânia e sobre a guerra civil espanhola; e o ASEAN+3, nosso tradicional comitê a ser simulado em inglês, o qual abrangerá as problemáticas inerentes ao tópico – The challenges of green growth and human development in the Southeast Pacific. Por sua vez, a OEA travará um debate sobre democracia, focando no autoritarismo político e na criminalização dos movimentos sociais. Ainda, o tradicional comitê jurídico da SOI, em sua 19ª edição, será o TPI, o qual julgará dois casos: a) Promotoria vs. Dominic Ongwen, e b) Promotoria vs. Muammar al-Gaddafi. Por fim, nosso clássico CII será voltado para a cobertura midiática e jornalística, trazendo ainda mais veracidade à nossa simulação, e mais uma vez estará aberto a 1 (uma) dupla de alunos do Ensino Médio.

Para os estudantes do Ensino Médio, a XIX trará 3 comitês. O primeiro deles é a CPCJC, discutindo as polêmicas relacionadas ao papel da polícia na sociedade. Já a UNESCO, fomentará debate acerca do direito à educação para as meninas e as problemáticas na infância e juventude. Por último, temos mais um comitê em inglês a ser simulado para alunos de Ensino Médio, esse ano a INTERPOL abordará o tópico “The new face of terrorism: mechanisms to engage and prevent biological warfare”. Todos os temas, como de praxe, dialogam com interdisciplinaridade e permeiam as mais diversas áreas do conhecimento trabalhadas em sala de aula, seguindo as diretrizes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e dos demais importantes vestibulares do País. Aproximando os estudantes do Ensino Médio da realidade universitária, proporcionando-lhes uma experiência enriquecedora e humanizadora na vida escolar e cívica.

Esperamos todos vocês em Natal/RN no período de 9 a 13 de outubro de 2019, para a realização de mais uma edição memorável da Simulação de Organizações Internacionais!

Até lá, estamos à disposição para ajudá-los no que for preciso.

Cordialmente,

Secretariado da XIX SOI.

SECRETARIADO:

Secretária-Geral: Andressa de Brito Bonifácio

Vice-Secretário-Geral: Diego Fernandes Lopes

Primeira-Secretária: Letícia Bezerra Duarte

Segundo-Secretário: Rossiny Meira Veras Filho

Primeiro-Tesoureiro: Lucas Cruz Campos

Segunda-Tesoureira: Lívia Vieira Almeida

Secretária Acadêmica: Ana Cybelle Fernandes da Costa

Secretários Assistentes:

Aleson Aguiar Gurgel Pinheiro

Maria Vitória Medeiros Veríssimo da Nóbrega

Rafael Sampaio Bezerra

Thaís Coelho Leal