SOI Contra Opressões

A SOI sempre buscou uma maior conexão com seu papel socio-político, nesse espírito, em 2017, surgiu a campanha do SOI Contra Opressões. Assim, reafirmamos o nosso compromisso com a construção de uma sociedade pautada na proteção dos direitos humanos e na cooperação internacional por meio do diálogo, diplomacia e democratização dos espaços de fala.

Nossas edições desde então pautam importante pautas sociais, não só em seus comitês, mas em diversas intervenções realizadas ao longo do evento com vistas a combater, por exemplo, o machismo, racismo e lgbtfobia. Ainda, ao longo do ano também trazemos essas pautas para os debates na comunidade acadêmica local, por meio de eventos e intervenções artísticas e culturais.

Hoje, percebemos que o SOI Contra Opressões se tornou bem mais do que uma iniciativa do projeto, tornando-se uma verdadeira bandeira de luta e valor a ser levado na formação de nossos diretores e em nossas produções científicas, em como a ser repassado para os nosso delegados.

Em 2022, o tema escolhido é o “Respeito, acessibilidade e inclusão: a importância do debate sobre o capacitismo”. Precisamos refletir acerca do capacitismo, termo que envolve a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência. Somente assim, a SOI poderá buscar, a cada dia, promover um ambiente acolhedor para todas as PCD e livre de preconceitos!