CII

Comitê de Imprensa Internacional (CII)

A globalização e a incansável atualização das tecnologias digitais mudam constantemente a realidade do alcance da informação, não só expandindo as possibilidades de acesso como também reformulando a produção de notícias. A criatividade e utilização de novas ferramentas permitem que o papel do jornalista seja desempenhado de forma mais ampla, ao mesmo tempo que exigem uma postura resiliente para o trato com novos desafios, a exemplo do combate à disseminação de Fake News (notícias falsas) [1].

À vista disso, a melhor forma de vivenciar o jornalismo internacional é atuar como correspondente estrangeiro, experiência que a SOI proporciona. Dessa forma, em 2022, para prestigiar o retorno presencial da SOI, o CII simulará 3 veículos de comunicação de grande renome no cenário internacional, sendo eles: o The New York Times, vencedor de 95 prêmios Pulitzer (dados de 2019); BBC News, a maior organização de noticiários do mundo e o The Sun, tabloide londrino que em 2022 completa 58 anos de existência.

The New York Times @nytimes

O The New York Times, jornal diário estadunidense publicado na cidade de Nova York e distribuído nos Estados Unidos e em outros países, foi fundado em 1851, pela The New York Times Company [2]. Conhecido também por “Gray Lady” (dama cinza, em português), o Times detém grande reconhecimento nos EUA e em nível mundial, possuindo a maior circulação entre os jornais metropolitanos nos Estados Unidos e o segundo maior em circulação no país, atrás somente do The Wall Street Journal.

BBC News @bbcnews

A BBC News é o departamento dentro da British Broadcasting Corporation (BBC) responsável pela área de jornalismo e notícias da corporação, bem como produção de seus programas de notícias, tanto para a televisão como para a rádio e internet.

Assim, com origem na mídia associada ao estado britânico fundado em 1922, a BBC News é a maior organização de noticiários do mundo [3], gerando cerca de 120 horas de conteúdo televisivo e radiofônico por dia, assim como conteúdos online. Não obstante, atua em 50 diferentes países com mais de 250 correspondentes ao redor do mundo, sendo disseminada em mais de 40 idiomas distintos. Seu jornalismo é caracterizado por um conteúdo preciso, imparcial, independente e justo, e tem como foco a manutenção da credibilidade entre os fatos, as notícias e os telespectadores.

The Sun @thesun

O The Sun é um jornal diário em formato tabloide veiculado no Reino Unido e na Irlanda. É publicado pelo grupo News Group Newspapers da News International e vendeu, em abril de 2011, uma média diária de 2.783.110 exemplares do seu jornal. [4]

Não obstante, segundo últimas pesquisas, as publicações oriundas da marca têm o maior alcance de leitura do Reino Unido – cerca de 29,5 milhões de pessoas ao mês – sendo esses dados publicados no início de 2018, ano em que também ganhou o prêmio “National Newspaper of The Year”. Em suma, seu jornalismo é caracterizado por um conteúdo atual e consideravelmente ágil, tendendo a tratar de seus assuntos e notícias a partir de uma interpretação populista.

Links relacionados:

  1. Site do The New York Times. Disponível em: https://www.nytimes.com/. Acesso em: jan. 2022 (em inglês).
  2. Site da BBC News. Disponível em: https://www.bbc.com/news. Acesso em: jan. 2022 (em inglês).
  3. Site do The Sun. Disponível em: https://www.thesun.co.uk/. Acesso em: jan. 2022 (em inglês).

REFERÊNCIAS

[1] BRITO, Sabrina. O impacto das fake news no dia a dia do jornalismo. 2017. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/pos-verdade/o-impacto-das-fake-news-no-dia-dia-do-jornalismo/. Acesso em: jan. 2022.

[2] History Channel Brasil. É FUNDADO O THE NEW YORK TIMES. 2019. Disponível em: https://history.uol.com.br/hoje-na-historia/e-fundado-o-new-york-times. Acesso em: jan. 2022.

[3] BCC. About the BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/aboutthebbc. Acesso em: jan. 2019.

[4] THE SUN. About Us. Disponível em: https://www.thesun.co.uk/about-us/. Acesso em: jan. 2022.

Diretores Acadêmicos:

Gabriel da Silva Ripardo

Marcia Souza Mendonça 

Diretores Assistentes:

Douglas Moreira de Carvalho

Emmily Pereira da Silva Moreira

Jonas Claudino Pita

Júlia Queren Fernandes Assunção

Luiza Macedo de Oliveira Valentim

Melquisedec Elias de Lima Pereira

Priscilla Dantas de Santana

Tâmara Thayná Nunes Falcão

Tutor:
Ana Karolina Santiago Bezerra Costa da Silva

Guia de Estudos

Guia Anexo