CII

Comitê de Imprensa Internacional (CII)

A globalização e a incansável atualização das tecnologias digitais mudam constantemente a realidade do alcance da informação, não só expandindo as possibilidades de acesso como também reformulando a produção de notícias. A criatividade e utilização de novas ferramentas permitem que o papel do jornalista seja desempenhado de forma mais ampla, ao mesmo tempo que exigem uma postura resiliente para o trato com novos desafios, a exemplo do combate à disseminação de Fake News (notícias falsas)[1].

À vista disso, a melhor forma de vivenciar o jornalismo internacional é atuar como correspondente estrangeiro, experiência que a SOI proporciona. Dessa forma, em 2023, o CII simulará 3 veículos de comunicação de grande renome no cenário internacional, sendo eles: a People Magazine, revista de maior audiência dos Estados Unidos; Vox, um grande canal de jornalismo explicativo; e o Le Monde, um dos mais respeitados e importantes jornais do mundo. 

People Magazine @people

A revista People foi co-fundada por Dick Durrell como uma coluna da revista Time. Seu primeiro editor-chefe, Richard Stolley, separou sua coluna da revista Time para focar-se mais em pessoas e não em eventos e notícias [2]. Assim, em 4 de março de 1974 a revista estreia com a atriz Mia Farrow na capa e uma entrevista com a mesma. 

Em suma, a People, distribuída pela Time Inc., é uma revista estadunidense de publicação semanal, cujo conteúdo aborda o mundo das celebridades e assuntos modernos de interesse humano, o qual conseguiu ao longo dos anos atingir um público de 46,6 milhões de adultos, tornando-se assim, uma das revistas de maior audiência do país. A sede da revista está em Nova York e mantém escritórios editoriais em Los Angeles e em Londres. 

Vox @voxdotcom

Vox é um website americano que faz parte do Vox Mídia, fundado em 2014, possui a missão de explicar as notícias, pois acredita que com uma linguagem diferente de transmiti-las, é possível informar mais cidadãos ao redor do mundo. 

Vencedor de vários prêmios, incluindo o Prêmio Emmy de notícias e documentários, Online Journalism Awards, SEAL Environmental Journalism Awards, Scripps Howards Awards e o Prêmio Gerald Loeb, o Vox se comunica através de diversas mídias: YouTube, Podcasts, seu Website e um programa apresentado na Netflix. Resumidamente, o jornalismo do Vox busca por um conteúdo atual e consideravelmente ágil, tendendo a tratar de seus assuntos e notícias a partir de uma interpretação moderna e dinâmica [3].

Le Monde @lemondefr

O Le Monde é um jornal diário francês, atualmente o de mais fácil acesso para países não francófonos, fundado por Hubert Beuve-Méry em 1944. Com sede em Paris, o Le Monde segue sendo um dos jornais mais relevantes a nível mundial [4]. Suas páginas trazem à luz assuntos relevantes, contribuindo para o debate e incentivando o pensamento crítico.

Tradicionalmente, o jornal se diferenciava dos outros por preferir expressar opiniões e análises em seus textos, ao invés de ser apenas um veículo midiático que registrava acontecimentos diários. Com o passar dos anos, o jornal passou por modificações de forma que suas notícias apresentassem cada vez mais distinção entre fatos e opiniões. 

Todavia, as publicações reflexivas permanecem como marca do jornal, buscando identificar, para além dos fatos, novos sentidos e interpretações, mas sem deixar de fazer as publicações noticiosas, voltadas aos fatos correntes.

Links relacionados: 

  1. Site da People. Disponível em: https://people.com/ . Acesso em: jan. 2023- (em inglês). 
  2. Site do Vox. Disponível em: https://www.vox.com/. Acesso em: jan. 2023 (em inglês). 
  3. Site do Le Monde. Disponível em: https://www.lemonde.fr/. Acesso em: jan. 2023 (em francês). 

REFERÊNCIAS

[1] BRITO, Sabrina. O impacto das fake news no dia a dia do jornalismo. 2017. Disponível em:http://observatoriodaimprensa.com.br/pos-verdade/o-impacto-das-fake-news-no-dia-dia-do-jornalismo/. Acesso em: jan. 2023.

[2] PEOPLE. About Us. Disponível em: https://people.com/about-us-5499056. Acesso em: jan. 2023.

[3] STAFF, V. About us. Disponível em: https://www.vox.com/pages/about-us. Acesso em: jan. 2023.

[4] MOLINA, Matías M.. A influência permanece. Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/_ed830_a_influencia_permanece/. Acesso em: jan. 2023.

Diretores Acadêmicos:

Emmily Pereira da Silva Moreira

Tâmara Thayná Nunes Falcão

Diretores Assistentes: 

Aline dos Anjos Braga 

Clayton Lima de Freitas

Emily da Rocha Felipe

Júlia Quéren Fernandes Assunção

Letícia de Oliveira Souza

Maria Laura Araújo Oliveira

Maria Luiza Lisboa de Medeiros Bezerra

Nathália Castilhos Neves de Oliveira 

Roberta Luiza Morais Miranda Fonseca

Tutora: 

Luiza Macedo de Oliveira Valentim