CII

Comitê de Imprensa Internacional (CII)

A globalização e a incansável atualização das tecnologias digitais mudam constantemente a realidade do alcance da informação, não só expandindo as possibilidades de acesso como também reformulando a produção de notícias. A criatividade e utilização de novas ferramentas permitem que o papel do jornalista seja desempenhado de forma mais ampla, ao mesmo tempo que exigem uma postura resiliente para o trato com novos desafios, a exemplo do combate à disseminação de Fake News (notícias falsas)[1].

A melhor forma de vivenciar o jornalismo internacional é se tornar um correspondente estrangeiro – experiência que a SOI proporciona! Para isso, em 2020 o CII simulará 3 veículos de comunicação, cada um vindo de um continente diferente – América do Sul, África e Europa -, sendo um jornal impresso de São Paulo (Folha de S. Paulo), um canal de notícias sul africano (SABC News) e um jornal tabloide inglês (Daily Mirror).

Folha de São Paulo @folhadespaulo

Folha de S. Paulo ou Folha de São Paulo, também conhecida como Folha, é o jornal brasileiro de maior circulação no país desde 1986 [2]. Foi fundado em 1921 por um grupo de jornalistas em oposição ao principal jornal da cidade, o Estado de S. Paulo, que representava as elites rurais e possuía posicionamentos conservadores [3]. Dessa forma, o Folha possui linha editorial apartidária e pluralista [4], porém, apresenta muitas vezes orientação política-ideológica de esquerda, indo contra a onda conservadora observada no país [5]. 

KBS News 9 @kbsnews

O KBS (Korean Broadcasting System) é um conglomerado de mídia sul coreano estabelecido em 1961 tornando-se a primeira estação de televisão em grande escala da Coreia do Sul, mantendo um papel dominante no país até hoje. A emissora atua com 4 canais de trasmissão terrestre, 2 canais de trasmissão via satélite, 7 canais de transmissão de rádio, além de outros serviços mídia. [6]. O KBS News 9, principal telejornal da rede KBS, foi lançado em 1993 e atualmente faz parte da programação fixa da KBS1, KBS 24 News, KBS World TV e das emissoras de rádio da rede. [7]

Daily Mirror @dailymirror

O tabloide inglês Daily Mirror foi fundado em 1903 na Grã-Bretanha [8], sob a propriedade da empresa Reach plc [9], e até 2002 o nome em sua capa era apenas The Mirror. Nos períodos iniciais de circulação, seu conteúdo era voltado para a classe média, mas há certo tempo os assuntos tratados passaram a privilegiar os interesses da classe trabalhadora.

Links relacionados:

  1. Site da Folha de S. Paulo. Disponível em: https://www.folha.uol.com.br/. Acesso em: dez. 2019.
  2. Site da SABC News. Disponível em: http://www.sabcnews.com/sabcnews/. Acesso em: dez. 2019 (em inglês).
  3. Site do Daily Mirror. Disponível em: https://www.mirror.co.uk/. Acesso em: dez. 2019 (em inglês).

REFERÊNCIAS

[1] BRITO, Sabrina. O impacto das fake news no dia a dia do jornalismo. 2017. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/pos-verdade/o-impacto-das-fake-news-no-dia-dia-do-jornalismo/. Acesso em: dez. 2019.

[2] FOLHA DE S. PAULO. Com crescimento digital, Folha lidera circulação total entre jornais brasileiros. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/04/com-crescimento-digital-folha-lidera-circulacao-total-entre-jornais-brasileiros.shtml. Acesso em: dez. 2019.

[3] TASCHNER, Gisela. Folhas ao Vento: Análise de um Conglomerado Jornalístico no Brasil. 1. ed. RIO DE JANEIRO: PAZ E TERRA, 1992.

[4] FOLHA DE S. PAULO. Linha Editorial. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/institucional/linha_editorial.shtml?fill=2 Acesso em: dez. 2019.

[5] DÁVILA, Sérgio. Haddad hostiliza imprensa por não admitir crítica, escreve Sérgio Dávila. 2017. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2017/11/1934373-haddad-hostiliza-imprensa-por-nao-admitir-critica-escreve-sergio-davila.shtml. Acesso em: dez. 2019.

[6] KBS. About KBS – Digital KBS. Disponível em: http://open.kbs.co.kr/index.html?sname=kbs&stype=introduce. Acesso em: mar. 2020.

[7] Ibid.

[8] MIRROR. About Us – Mirror Online. Disponível em: https://www.mirror.co.uk/about-us/. Acesso em: dez. 2019.

[9] REACH PLC. Home | Reach PLC. Disponível em: https://www.reachplc.com/. Acesso em: dez. 2019.

Diretores Acadêmicos:

Ana Karolina Santiago Bezerra Costa da Silva

Gabriel da Silva Ripardo

Lara Revorêdo Marinho

Marcia Souza Mendonça 

Diretores Assistentes:

Clara Alice Bandeira de Moura

Douglas Moreira de Carvalho

Franklin Igor Souza Ribeiro

Heloísa da Cruz Barbalho

Igor Gomes Medeiros

José Irineu da Silva Júnior

José Gabriel de Azevedo Machado

Melquisedec Elias de Lima Pereira

Tálison Felipe Ferreira de Sena

Tutor:
Ruston Gabriel Fernandes Liberato