CII

Comitê de Imprensa Internacional (CII)

A realidade do alcance das notícias está mudando com a globalização, uma vez que ela não mais se encontra subscrita a regionalismos, adentrando o alcance mundial. E, nesse sentido, diz-se que alguns pontos do jornalismo clássico estão convalescendo devido às novas tecnologias e permitindo que a criatividade seja utilizada para a criação de uma nova prática, que se transformou com a facilidade de acesso às informações, o contato com fontes e a apuração de fatos, ampliando o alcance e a possibilidade de distribuição da informação[1].

A melhor forma de experimentar e vivenciar a imersão no mundo do jornalismo internacional é se tornar um correspondente estrangeiro ou um enviado especial ao exterior – experiência que a SOI pode proporcionar! Para isso, em 2019 o Comitê de Imprensa Internacional simulará três veículos de comunicação, exclusivamente latino-americanos, sendo um jornal impresso argentino (Clarín), um conglomerado de mídia mexicano (Televisa) e um jornal tabloide brasileiro (Meia Hora).

Nessa perspectiva, conheça um pouco sobre cada plataforma jornalística simulada pelos delegados da imprensa nessa edição da SOI:

Clarín @clarincom

Diario Clarín é o jornal de maior circulação da Argentina. Editado em Buenos Aires, tem orientação política-ideológica de centro-direita e foi fundado em 1945 por Roberto Noble, que o dirigiu até 1969. Em 1965 tornou-se o jornal com maior tiragem na capital argentina e o maior de língua espanhola em 1985[2]. Faz parte do Grupo Clarín e inicialmente teve uma tiragem de 60.000 cópias. Hoje em dia conta com uma tiragem de 248.252 exemplares[3].

Televisa @televisa

A Televisa é uma instituição de mídia mexicana fundada em 8 de janeiro de 1973, a partir da fusão do Telesistema Mexicano com a Televisión Independiente de México. Em 2013, a Televisa foi apontada como a 18ª maior empresa de mídia do mundo pelo ranking “Top Thirty Global Media Owners” da ZenithMedia[4].

Atualmente, a Televisa conta com 4 emissoras (Canal de las Estrellas, FOROtv, Canal 5 e Gala TV), além de diversos departamentos dedicados a produção de conteúdo para as diferentes mídias da empresa, como o Televisa Deportes, Televisa Espectáculos, Televisa Niños e o Noticieros Televisa, departamento de jornalismo do Grupo[5].

Meia Hora @jornalmeiahoraoficial

O tabloide brasileiro Meia Hora, ligado ao Grupo O Dia, tem a cidade do Rio de Janeiro como base e circula desde 2004. Apresentou-se inicialmente como opção mais barata e prática ao Extra, mas acabou criando um novo público. A proposta é publicar notícias em textos curtos e linguagem popular, tendo como objetivo ser de fácil compreensão[6].

Tem tiragem média, nos dias de semana, de 114.036 mil exemplares, o que o torna o terceiro jornal mais lido do estado, atrás do O Globo e do Extra, respectivamente, e o 10º do país[7].

Links Recomendados:

Site do Clarín. Disponível em: <https://www.clarin.com/>. Acesso em dez. 2018 (em espanhol)

Site da Televisa. Disponível em: <https://www.televisa.com/>. Acesso em dez. 2018 (em espanhol)

Site do Meia Hora. Disponível em: <https://meiahora.ig.com.br/>. Acesso em dez. 2018.

REFERÊNCIAS

[1] FLIZIKOWSKI, Marcio. O desafio do jornalismo no século 21. 2004. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/diretorio-academico/o-desafio-do-jornalismo-no-seculo-21/>. Acesso em dez. 2018.

[2] Site do Clarín. Disponível em: <http://www.clarin.com>. Acesso em dez. 2018.

[3] INSTITUTO VERIFICADOR DE CIRCULACIONES. Datos Gratuitos. Disponível em: <https://www.webcitation.org/6BcKHtr1t?url=http://www.ivc.org.ar/consulta?op=c>. Acesso em dez. 2018.

[4] RIBEIRO, Igor. Google é maior empresa de mídia do mundo. 2013. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2013/06/13/google-e-maior-empresa-de-midia-do-mundo.html>. Acesso em 20 dez. 2018.

[5] TELEVISA. Quiénes Somos. Disponível em: < https://www.televisa.com/corporativo/quienes-somos/historia/>. Acesso em dez. 2018.

[6]Site do Meia Hora. Disponível em: <http://www.meiahora.ig.com.br>. Acesso em dez. 2018.

[7] ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS. Maiores Jornais do Brasil.  Disponível em:<https://archive.fo/20151011173204/http://www.anj.org.br/maiores-jornais-do-brasil/>. Acesso em dez. 2018.

Diretores acadêmicos:

Heloísa da Cruz Barbalho

Letícia Leite de Paiva

Ruston Gabriel Fernandes Liberato

Diretores assistentes:

Ana Karolina Santiago Bezerra Costa da Silva

Douglas Moreira de Carvalho

Franklin Igor Souza Ribeiro

Gabriel da Silva Ripardo

José Gabriel de Azevedo Machado

Lara Revoredo Marinho

Luis Felipe Torquato de Almeida Azevedo

Marcia Souza Mendonça

Melquisedec Elias de Lima Pereira

Tutora:

Marília Vivian de Moura Costa