CPCJC

Comissão de Prevenção do Crime e Justiça Criminal (CPCJC)

A Comissão de Prevenção do Crime e Justiça Criminal (CPCJC) é uma ramificação do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), sendo criada em 1992 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e oficialmente estabelecida pelo Conselho Econômico e social das Nações Unidas a partir de sua resolução 46/152[1]. A comissão age como principal órgão da ONU no que tange a prevenção a crimes e justiça criminal, como também oferece aos Estados membros um fórum para o intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações. Nesse sentido, tem como intuito desenvolver estratégias nacionais e internacionais para identificar os melhores mecanismos de combate ao crime, além de meios para garantir a eficácia e equidade da justiça e da segurança pública [2].

Sediada na cidade de Viena, Áustria, a CPCJC é composta por 40 Estados membros eleitos pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas a cada três anos. A Comissão realiza sessões anuais durante uma semana no primeiro semestre do ano, bem como sessões de um dia no final de cada ano para considerar questões administrativas e orçamentárias [3].

TEMA ÚNICO: “Da precarização aos abusos de poder: o papel da polícia para a efetivação da segurança pública e seus desafios na atualidade”.

Levando em consideração a urgência de se discutir sobre a segurança pública na contemporaneidade, é primordial nos atentarmos para a instituição responsável pela preservação da ordem e da incolumidade das pessoas: a polícia. Nesse sentido, ao falar em organização policial, evocamos, independente da variedade de estruturas policiais existentes no mundo, uma estrutura pública e profissional que vem sendo alvo de diversas discussões na atualidade. Nessa perspectiva, a polícia atua como um elemento primordial na manutenção de poder e da ação do Estado que, em algumas ocasiões, embora não pretenda, dá indiretamente legitimidade a diversos tipos de violência. Dessa forma, o excesso de poder exercido por agentes da organização policial é uma problemática crescente e preocupante no âmbito global, principalmente nas sociedades periféricas, uma vez que a violência passou a ser frequentemente usada, sobretudo, como instrumento de controle social e, mais especificamente da criminalidade. Ademais, é fundamental ressaltar a estrutura e o funcionamento dos órgãos policiais no mundo, nos quais podemos identificar um processo de precarização do trabalho, com desdobramentos nas condições físicas, materiais e salariais.

Neste prisma, o comitê propõe a discussão acerca da organização policial, de sua formação enquanto aparelho repressivo do Estado e de suas diversas formas de violência, considerando a importância e a urgência para a garantia da segurança pública na sociedade global.

Pegue suas coisas, venha ser parte da mudança que o mundo precisa! A Mini SOI está esperando por você!

Filmes e Documentários Relacionados:

  1. Tropa de Elite (2007): 2h, Diretor: José Padilha*

Sinopse disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-133548/>. Acesso em jan. 2019.

  1. A 13ª Emenda (2016), 1h40 min, Diretora: Ava DuVernay*

Sinopse disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-249384/>. Acesso em jan. 2019.

  1. Polícia Militar- Um grito de socorro (2016), 45 min, Diretor: Elias Junior**

Sinopse disponível em: <http://eliasjuniorfilmes.com.br/pagto_grito.html>. Acesso em jan. 2019.

*Filme disponível na Netflix. Acesso em jan. 2019.

**Documentário disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Dw3atvsHeaE>. Acesso em: jan. 2019.

Séries Relacionadas:

  1. American Crime Story (2016), 41- 58 min, Diretor: Anthony M. Hemingway*

Sinopse disponível em: <http://apaixonadosporseries.com.br/categoria/drama/american-crime-8story/> Acesso em jan. 2019.

  1. The Confession Tapes (2017), 42-54 min, Diretor: Kelly Loudenberg*

Sinopse disponível em: <https://filmow.com/the-confession-tapes-1a-temporada-t241060/>. Acesso em jan. 2019.

*Série disponível na Netflix. Acesso em jan. 2019.

Músicas Relacionadas:

  1. GAMBINO, Childish.  This is America. Sony Music Entertainment, 2018.  Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VYOjWnS4cMY&feature=youtu.be>. Acesso em jan. 2019.
  2. TITÃS. Polícia. Universal Music, 2012. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=NylbZB7p4rA>. Acesso em jan. 2019.
  1. THE CLASH. Police on my Back. Sony Music Entertainment, 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dMuL0uHJrv4>. Acesso em jan. 2019.

REFERÊNCIAS

[1] Resolução ECOSOC. Disponível em: <http://www.unodc.org/documents/commissions/CCPCJ/ECOSOC_Resolution-1992-22_E.pdf>. Acesso em jan 2019.

[2] Site Oficial do UNODC. Disponível em: <http://www.unodc.org/unodc/en/commissions/CCPCJ/index.html>. Acesso em dez 2018.

[3] Site Oficial do UNODC. Disponível em: <http://www.unodc.org/unodc/en/commissions/CCPCJ/CCPCJ_Membership.html>. Acesso em dez 2018.

[4] Site Oficial do UNODC. Disponível em: <http://www.unodc.org/unodc/en/commissions/CCPCJ/session/index.html>. Acesso em jan 2019.

Diretores acadêmicos:

Júlio Silvestre Martins

Raíssa Garcia Costa Fontes

Diretores assistentes:

Bárbara Bruna Araújo Bezerra

Enzo Gabriel Oliveira Medeiros

Júlia Pinheiro Barreto de Souza

Renata Gondim Alecrim

Sergio Bezerra Da Silva Filho

Tutora:

Krysna Maria Medeiros Paiva