Lançamento do vídeo promocional da XV SOI

Por Andreza Dantas/CII
 
Na noite da última terça-feira (19), ocorreu no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o lançamento do vídeo promocional da XV Simulação das Organizações Internacionais (SOI). Este ano, o lançamento contou com a presença de Fábio Ataíde, professor e juiz de Direito, e do Defensor Público Manuel Sabino, que debateram sobre “Sistemas Prisionais Comparados”, e trouxeram à tona a situação do nosso sistema prisional. 
 
Durante o debate, Manuel Sabino afirmou que nosso sistema de governo não funciona desde das escolas até os presídios, e nossa sociedade cria as condições perfeitas para que haja criminalidade. Em um país onde o sistema penitenciário não suporta a quantidade de presos, “a prisão funciona como fomentador da violência, e em uma comunidade excluída, onde o Estado não está presente, quem domina é o crime.”. Ainda segundo o defensor público, é preciso que o tratamento dado aos presos seja mais humanizado e que o governo tenha um olhar especial para o sistema prisional, já que “investir em sistema penitenciário é investir em segurança pública.”.
 
O professor Fábio Ataíde expôs que uma explicação clássica para o crime, é que este ocorre por deficiências da socialização, já que há um desnível cultural e econômico na sociedade, e esta exclui e diferencia os sujeitos. Sobre o sistema prisional, o professor comentou que a maioria dos presos se encontram nessa situação por causa de crime patrimonial e tráfico de drogas. Além disso, afirmou que a prisão deixou de ter uma função de transformação. 
 
XV SOI
 
Segundo José Serafim da Costa Neto, Secretário Geral da XV SOI, o projeto é fundamental não só para os acadêmico de Direito, mas para os estudantes das mais diversas áreas do saber científico porque é um projeto extremamente amplo e que traz debates que vão muito além do saber jurídico ou do Direito Internacional, traz a questão dos Direitos Humanos. Neste ano, a SOI irá ocorrer de 30 de setembro a 04 de outubro. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.